Repositório Institucional Cruzeiro do Sul Documentos e Publicações Institucionais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/5647
Tipo: Outro
Título: Projeto pedagógico do curso: medicina (bacharelado)
Autor(es): Ballarotti, Bruna
Denise, Ballester
Emim, José Artur da Silva
Grinbaum, Renato Satovschi
Castro, Rosiani de Cássia B. Ribeiro de
Emim, José Artur da Silva
Gannam, Silmar de Souza AbuI
Resumo: Este Projeto Pedagógico de Curso – PPC foi objeto de discussão em reuniões do Núcleo Docente Estruturante - NDE, núcleo responsável pela concepção, elaboração, implementação e acompanhamento do PPC. Também, os docentes do curso participaram amplamente, na elaboração dos planos de ensino e na sugestão de bibliografia. Todo o processo foi apoiado pela gestão universitária. Nesta instituição, o processo para a elaboração/atualização do PPC inicia-se com base na legislação educacional, na legislação sobre o curso, especialmente as Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN, na pesquisa junto a órgãos de classe e nas tendências do mundo do trabalho, além de considerar dados da Autoavaliação e da Avaliação Externa. O NDE, então, elabora/redige o PPC, disponibilizando o para a Comunidade Acadêmica. O PPC será permanentemente acompanhado pelos atores do curso e, dado o seu caráter flexível, periodicamente incrementado, conforme as demandas legais, acadêmicas e/ou pedagógicas. Cabe ao NDE realizar estudos e avaliação periódica do PPC, com vistas à sua atualização, considerando as DCN e as novas demandas do mundo do trabalho, buscando o incremento e a consolidação do perfil profissional do egresso. Cabe, também, ao NDE analisar a compatibilidade das indicações bibliográficas do PPC, tanto com a produção recente da área médica quanto com o acervo institucional, com vistas à sua adequação e atualização, bem como propor estratégias para articulação e integração dos conteúdos curriculares tanto no plano horizontal quanto vertical. Ainda, ao NDE cabe, por meio da realização de estudos sobre o impacto do sistema de avaliação, o acompanhamento do desempenho dos alunos. As informações estão organizadas em quatro dimensões básicas: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente, Infraestrutura e Avaliações do Curso. Na primeira, apresentam-se Concepção do Curso, Perfil Profissional do Egresso, Objetivos do Curso, Objetivos de Aprendizagem, Currículo Modular Integrado (Estrutura, Fluxograma dos Componentes Curriculares, Articulação dos Conteúdos e as Ementas e Bibliografias - Básica e Complementar), Metodologia, Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem, Estágio Supervisionado Obrigatório, Políticas de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão, Tecnologias da Informação e Comunicação, Formação Continuada e Convênios e Parcerias. Na dimensão Corpo Docente, apresentam-se Perfil Docente, Quadro Docente, Núcleo Docente Estruturante, Colegiado de Curso e Coordenação. Em Infraestrutura, apresentam-se Espaço Físico, Biblioteca, Laboratórios e Unidades Hospitalares e Complexo Assistencial Conveniados. Por fim, na dimensão Avaliações do Curso, relacionam-se formas de avaliação interna e externa que colaboram para a melhoria do curso. O documento contém, ainda, as referências bibliográficas que fundamentam sua construção.
Abstract: This Pedagogical Course Project (PPC) was discussed at meetings of the Structuring Teaching Nucleus (NDE), which is responsible for designing, drawing up, implementing and monitoring the PPC. The course lecturers also participated extensively in drawing up the teaching plans and suggesting the bibliography. The whole process was supported by the university management. At this institution, the process of drawing up/updating the PPC begins based on educational legislation, legislation on the course, especially the National Curriculum Guidelines (DCN), research with professional bodies and trends in the world of work, as well as taking into account data from the Self-Assessment and External Assessment. The NDE then drafts/redrafts the PPC, making it available to the Academic Community. The PPC will be permanently monitored by the course's stakeholders and, given its flexible nature, periodically increased in line with legal, academic and/or pedagogical demands. The NDE is responsible for periodically studying and evaluating the PPC, with a view to updating it, taking into account the DCN and the new demands of the world of work, seeking to increase and consolidate the professional profile of graduates. The NDE is also responsible for analyzing the compatibility of the PPC's bibliographic indications, both with recent production in the medical field and with the institutional collection, with a view to their adequacy and updating, as well as proposing strategies for the articulation and integration of curricular content, both horizontally and vertically. The NDE is also responsible for monitoring student performance by carrying out studies on the impact of the assessment system. The information is organized into four basic dimensions: Didactic-Pedagogical Organization, Teaching Staff, Infrastructure and Course Evaluations. The first presents the Course Conception, Professional Profile of the Graduate, Course Objectives, Learning Objectives, Integrated Modular Curriculum (Structure, Flowchart of the Curricular Components, Articulation of the Contents and the Syllabuses and Bibliographies - Basic and Complementary), Methodology, Evaluation of the Teaching and Learning Process, Compulsory Supervised Internship, Policies to Support Teaching, Research and Extension, Information and Communication Technologies, Continuing Education and Agreements and Partnerships. The Teaching Staff dimension includes Teaching Profile, Teaching Staff, Structuring Teaching Nucleus, Course Board and Coordination. Infrastructure includes Physical Space, Library, Laboratories and Hospital Units and Assistance Complex. Finally, the Course Evaluation dimension lists the forms of internal and external evaluation that help to improve the course. The document also contains the bibliographical references on which it is based.
Palavras-chave: Projeto - medicina
Curso de graduação - Medicina
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Cruzeiro do Sul Educacional
Sigla da Instituição: Cruzeiro do Sul
Citação: BALLAROTTI, B. et al. Projeto pedagógico do curso: Medicina (Bacharelado). São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/5647
Data do documento: 23-Out-2023
Aparece nas coleções:Documentos e Publicações Institucionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PPC Medicina PAULISTA VF1.pdf29.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.