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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOrganização Comitê PIBID, Residência Pedagógica.-
dc.date.accessioned2022-08-05T01:01:06Z-
dc.date.available2022-08-04-
dc.date.available2022-08-05T01:01:06Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationEncontro Nacional PIBID e Residência Pedagógica (1. : 2021 : Brasília, DF). Caderno de resumos do I Encontro Nacional de PIBID e Residência Pedagógica: práticas vivências, memórias e parcerias: professores em formação, 15 e 16 de outubro de 2021 / Organização Comitê PIBID e Residência Pedagógica. Brasília, DF: Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3990-
dc.description.abstractThe present report narrates the experience that the group had, thanks to the Institutional Scholarship for Teaching Initiation - PIBID / Capes, in learning and teaching Libras for children in the first year of Elementary School at E. E. “Profª. Maria Tereza Guimarães de Angelo”, in Salto. Based on public policies, it enables learning, prioritizing sign language as the language of instruction. She opens paths for interaction, socialization between deaf and hearing people and the diffusion of the language of signs beyond the school walls. Inclusion is part of this historic moment. rich educational system, which demands change. It is necessary to deconstruct old concepts and the insertion of others that meet the imposed social needs. Therefore, it is necessary to spread and specialize to allow the inclusion of the deaf, through the experiences and reflections that will be established in this social process so singular. Both the students of that school and the Pedagogy students who were contemplated had unique exchange experiences, where they could learn with each other, about the importance of teaching Libras from the early years allowing for inclusion and social interaction. Include deaf students in the teaching classroom common goes beyond modifying the physical structure of the school, it requires more knowledge specialized in Libras, plus the specifics of deafness by the faculty, knowledge of sign language by the deaf, as well as teaching the contents schoolchildren based on the learning of a second language, in the written modality,pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro de Ensino Unificado do Distrito Federal,pt_BR
dc.relation.ispartofI Encontro Nacional de PIBID e Residência Pedagógica: práticas vivências, memórias e parcerias: professores em formaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação – Encontro.pt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBIDpt_BR
dc.subject. Excelência no Ensinopt_BR
dc.subjectProfessores -- formaçãopt_BR
dc.titleCaderno de resumos do I Encontro Nacional de PIBID e Residência Pedagógica: práticas vivências, memórias e parcerias: professores em formação, 15 e 16 de outubro de 2021pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO presente relato narra a experiência que o grupo teve, graças ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID / Capes, em aprender e ensinar Libras para as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental na E. E. “Profª. Maria Tereza Guimarães de Angelo”, em Salto. A partir de políticas públicas, possibilita aos surdos o aprendizado priorizando a língua de sinais como língua de instrução. Ela abre caminhos para interação, socialização entre surdos e ouvintes e a difusão da língua de sinais para além dos muros da escola. A inclusão faz parte desse momento histó- rico educacional, que demanda mudanças. É necessária a desconstrução de antigos conceitos e a inserção de outros que atendam às necessidades sociais impostas. Portanto, se faz necessário difundir e se especializar para permitir a inclusão do surdo, através das experiências e reflexões que se estabelecerão neste processo social tão singular. Tanto os alunos da referida escola quanto os estudantes de Pedagogia que foram contemplados tiveram experiências de troca únicas, onde puderam aprender um com o outro, sobre a importância do ensino de Libras desde os anos iniciais permitindo a inclusão e interação social. Incluir alunos surdos em sala de aula do ensino comum vai além de modificar a estrutura física da escola, requer conhecimento mais especializado sobre Libras, mais as especificidades da surdez pelo corpo docente, conhecimento da língua de sinais pelo surdo, bem como ensinamento dos conteúdos escolares embasados no aprendizado de uma segunda língua, na modalidade escrita,pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUDFpt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
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